PITA FOGO BARRETOS

PITA FOGO BARRETOS

sábado, 30 de outubro de 2010

PARTE 4 – Aumenta a fama de santidade

O crime considerado “hediondo” pela imprensa da época chocou e comoveu a cidade. O povo começou a visitar o túmulo da jovem:

-- Uma alma santa!

-- Uma inocente!

-- Uma virgem!

E começaram as orações, romarias, pedidos e promessas junto a tumba. Muita gente buscando lenitivo para seus padecimentos. A fama de santidade de Maria Aparecida começou a correr....
AQUINO JOSÉ NA ENTRADA DA CAPELINHA AO LADO DO CÓRREGO DO GAIÓLA

No Ibitu, outrora Itambé, populares construíram uma capelinha no lugar onde Maria Aparecida foi assassinada. A “igrejinha” está localizada ao lado de um canavial, próxima ao Córrego do Gaióla, na Fazenda Santa Luiza, de propriedade de Silvio Tomazini. Na semana que antecede a finados, havia no interior da edificação, uma cruz de madeira, vasos com flores, uma bíblia velha e duas bandeiras de Santos Reis penduradas ao teto.
INTERIOR DA IGREJINHA CONSTRUÍDA NO LOCAL ONDE A JOVEM FOI ASSASSINADA

Alguns moradores do Ibitu afirmaram que muita gente vai visitar o lugar onde o corpo da “santinha” foi encontrado.

-- Quando o sol forte castiga a roça e o mantimento está perdendo, o povo faz caminhada de penitência pedindo a intercessão de Maria Aparecida. E a chuva vê...., contou dona Luiza Lemos Gonçalves, uma moradora do distrito.

Maria Aparecida Conceição repousa na sepultura perpétua número 741, na quadra 1 Adulto. Defronte ao túmulo, foi construído um local apropriado para a queima de velas. Imagens, flores, terços, quadros, fotos, orações.... são deixados em sua tumba como lembranças de promessas. A busca de proteção, milagres e graças, atrai uma verdadeira romaria de devotos, principalmente às segundas-feiras da Quaresma e no Dia de Finados.
TÚMULO DE MARIA APARECIDA CONCEIÇÃO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL  DE BARRETOS

4ª e última parte de reportagem publicada originalmente no Jornal O Diário, edição de 10 de março de 1991, com o título “Maria Aparecida Conceição: a santinha de Itambé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário