PITA FOGO BARRETOS

PITA FOGO BARRETOS

domingo, 17 de outubro de 2010

Exposição marca inauguração de Recinto em 1945

A 1ª Exposição Regional de Animais de Barretos aconteceu nos dias 17,18 e 19 de março de 1945, com a inauguração do Recinto Paulo de Lima Corrêa. A mostra foi organizada pela então Associação dos Pecuaristas do Vale do Rio Grande, hoje Sindicato Rural. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado.

Na época, a “Associação” tinha como presidente Raul dos Santos. O vice era Sandoval Coimbra e o secretário geral, Jarbas Pinheiro Landim. Os secretários eram Tomaz de Almeida e Lourival Ribeiro de Mendonça. Os tesoureiros eram Joaquim Alves Franco Filho e Aramis Teodoro de Oliveira. O prefeito de Barretos era Fábio Junqueira Franco.

A inauguração oficial da Exposição e do Recinto aconteceu no dia 18 de março, às 15 horas. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, os destaques foram Fernando Costa, interventor federal no Estado; professor Melo Morais, secretário da agricultura; general Luiz Gaudie Ley, comandante da Força Policial do Estado; e Iris Meinberg, presidente da União das Associações Agro Pecuárias do Brasil Central.

A 1ª Exposição movimentou a região. Barretos recebeu cerca de 5 mil visitantes, segundo avaliação do jornal “Correio de Barretos”, em matéria do jornalista Ruy Menezes. A cidade nunca tinha visto até então um número tão grande de automóveis. Mais de 2 mil carros circulavam pelas ruas de terra, fato extraordinário em 1945.

Os maiores pecuaristas do País compareceram ao evento e muitas festas aconteceram nas sedes das fazendas das imediações e nas casas dos grandes nomes da época. A corporação musical da Guarda Civil do Estado de São Paulo abrilhantou a Exposição.

Foram expostos animais das raças Gir, Guzerá, Nelore, Indusbrasil, Raças Holandesas e Nacionais. Várias provas hípicas foram realizadas. Havia ainda a participação de eqüídeos, ovinos e caprinos em exposição. A premiação aconteceu no dia 19 de março no Grêmio Literário e Recreativo, com a entrega de taças, troféus e prêmios em dinheiro.

O campeão absoluto da 1ª Exposição Regional de Animais de Barretos foi “Fidalgo”, do criador Mamed Mussi, na categoria Gir Macho com 4 dentes. No evento foram gastos mais de Cr$ 156 mil. Os organizadores realizaram uma vaquinha, através de livro de ouro, ajudar na cobertura das despesas. Entidades assistenciais barretenses foram beneficiadas com a doação de colchões e travesseiros que serviram aos hóspedes da Exposição.

- Publicado inicialmente no jornal Rural do Vale, edição de 15 a 30 de abril de 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário