PITA FOGO BARRETOS

PITA FOGO BARRETOS

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Boi soberano é invenção de Izaltino Paula

O sucesso sertanejo “Boi Soberano”, composto por Carreirinho, Izaltino Gonçalves de Paula e Pedro Lopes Oliveira, narra um transporte de boiada em que houve um estouro na entrada da manada em Barretos. Um animal salva o menino que brincava na rua, rebatendo com os chifres os bois que vinham passando, evitando assim que a criança fosse pisoteada.
Há alguns anos entrevistei  Izaltino Gonçalves de Paula, autor da letra, no Ponto de Pouso, no Parque do Peão. Ele me garantiu que o enredo da música era pura invenção, visto que na época que escreveu a letra de “Boi Soberano” nem conhecia Barretos. A primeira gravação foi em 1954, com Zé Carreiro e Carreirinho. Depois vieram outros, como Tião Carreiro e Pardinho. Izaltino foi relojoeiro em Tanabi/SP.

4 comentários:

  1. Ok, muito interessante esta informação, mas e quanto a lenda que diz que seu colega de profissão Marcos Froner do Foto Froner de Barretos, seria a criança pretegida pelo boi e que de fato houve o estouro de boiada, mas que este garoto segundo ele diz, não havia sido protegido da forma que fala a música, de que teria ocorrido os fatos mas que fantasiaram muito, pois bois em disparada seguindo instintos animais, seria impossível de ser ver uma cena como a descrita, aliás, até mesmo nos tumultos de seres humanos, é quase impossível mesmo com toda a inteligência humana, alguém parar e proteger outro no meio da correria, o que ocorre normalmente são pessoas sendo feridas e mortas por pisoteamento e pânico.
    Afinal de contas esta história envolvendo o Marcos Froner é ou não verdadeira, ou se trata apenas de lenda urbana?

    ResponderExcluir
  2. Meu pai Izaltino Gonçalves está vivinho da Silva... Não de informacão que não sabe.. Obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Iam indo para a missa de domingo daquela manhã com seu terninho branco os garotinhos Marcos Froner e Luiz Froner. Na mesma época já existia o bar Jaú que era aberto 24:00 hs por dia, o Dr. Narciso Antonio Junior ( dentista e vereador) tinha chegado para tomar café, quando percebera o disparo da boiada... http://www.revistadaterra.com.br/noticia/211

    ResponderExcluir
  4. E ficção, o Boi Soberano nunca existiu. Em Barretos aconteceram inúmeros estouros de boiadas.

    ResponderExcluir