PITA FOGO BARRETOS

PITA FOGO BARRETOS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Boi causa confusão no centro da cidade

Durante muito tempo Barretos conviveu com os “estouros” de boiadas. Na terra do gado muitas histórias são contadas sobre tais episódios. Alguns deles ficaram famosos. Viraram lenda.
No dia 25 de abril de 1940, por volta do meio dia, um boi agitou o centro da cidade. Desgarrado da manada, o animal foi acossado na Rua 14 por dois peões. O “bicho” acabou dando um baile nos boiadeiros, correndo pela rua até a Avenida 17. Daí seguiu até a Praça Francisco Barretos, onde ficou parado, observando o movimento.
Sentindo-se perseguido, o animal adentrou a “Casa Oriente”. A loja estava vazia. Era hora do almoço. Funcionários e fregueses tinham saído. Lá funcionava uma alfaiataria de propriedade de Alcino Abdala.
O boi “fumaça” entrou no prédio, não quebrou nada e foi parar na sala dos alfaiates, ficando entre as máquinas de costura e a mesa do contramestre. Descoberto, foi laçado pelos peões.
Na saída da loja, o boi provocou estragos. Na luta com os peões, foram danificadas duas vitrines, um manequim, entre outros objetos. Os prejuízos foram avaliados em 500$00. Na confusão, o proprietário Alcino Abdala machucou o braço. Mas o episódio não passou de um grande susto, com algum xingatório.

Publicado originalmente no jornal “Documento Diário”, edição de 5 de março de 1993, sob o título “A farra do boi fumaça”.

2 comentários:

  1. e no final de 2010, um outro boi fujão de um caminhão do frigorifico minerva, deu um trabalho, quase semelhante para capturá-lo. só não adentrou em loja.

    ResponderExcluir