Manhã de sábado, 28 de agosto de 2010, no Ponto de Pouso, no Parque do Peão. Um velho japonês meio desconfiado e parecendo um estranho no ninho, observava a movimento de preparação para o concurso de berrante e para a competição culinária dos peões conhecida como Queima do Alho. Convidado pela organização do evento, não se fez de rogado, puxou o berrante pendurado no seu ombro e “executou” o instrumento no palco aonde os “artistas” iriam se apresentar, em frente a venda do "Nêgo Peão". Foi muito aplaudido.
Repórter Marcos Diamantino entrevistou o berranteiro oriental
Assim Hirofumi Fujiwara, o “seo” Mário, 84 anos, nascido em Hyogo, Japão, chamou a atenção dos presentes e da imprensa. Foi entrevistado pela televisão, jornais e pelo site oficial de Os Independentes, a Associação que organiza a Festa do Peão de Barretos. Ficou orgulhoso do seu feito.
Contou que há muito tempo mora em São Paulo, onde foi lavrador, massagista e comerciante de material fotográfico. Quando descobriu o concurso de berrante de Barretos ficou inquieto. Um dos filhos o trouxe ao evento. Há 5 anos comprou seu primeiro berrante e há meses começou a aprender a tocar o instrumento. Um vídeo do berranteiro Zé Capeta, baixado da internet, o estimulou ao aprendizado, embora a surdez parcial causasse um pouco de dificuldade. No entanto, “seo” Mário garantiu que pretendia aperfeiçoar o toque do berrante e divulgar a cultura caipira no Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário